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Projetos » Políticas de Leitura

Escola é...

... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
(Paulo Freire)

Com esta poesia é possível refletir acerca da necessidade de pensar a escola como um espaço fecundo de oportunidades para promoção da leitura, não da leitura cansativa, da cobrança da leitura, mas da leitura que humaniza, que oportuniza a leitura de mundo.

A Escola Padre Martinho Stein possui políticas na área da leitura que procuram levar o leitor ao encontro do livro, valorizando diferentes gêneros textuais, em diferentes suportes de texto.
Alguns aspectos são significativos para um contexto de valorização da leitura. O acesso ao livro é o primeiro passo em direção à formação do leitor.
O livro é a maior expressão da pessoa livre. Creio que cada vez que damos um livro de presente estamos acendendo uma fagulha de liberdade, e que a cultura, a educação, a imaginação e o pensamento são os únicos pássaros que ninguém pode prender numa gaiola. (CAÑIZO, 2007)

Outro aspecto é a qualificação do acervo da biblioteca escolar. A biblioteca da escola é um espaço privilegiado para a formação do leitor. O acervo deve ser cuidado e atualizado, com literatura de qualidade, além de possuir livros informativos, enciclopédias, dicionários, revistas, gibis, DVDs, CDs e outros materiais de leitura.
O aperfeiçoamento do trabalho técnico da biblioteca também é um aspecto significativo, pois a medida que a biblioteca vai ampliando quantitativamente o seu acervo, faz-se necessário implantar um sistema de empréstimo que atenda a demanda. A catalogação e manutenção dos livros precisa ser melhorada a cada ano, qualificando o trabalho de controle do acervo.
Um acervo qualificado e a formação do professor dão condições para que se efetive as políticas de leitura, por isso incentivar o professor a ser ele próprio um leitor, além de um formador de leitores, promove um movimento de leitura intenso na escola e dá à leitura o destaque que ela merece.
A busca pela leitura como forma de participação social é o que se almeja com todo trabalho na área de leitura. As propostas de leitura oferecidas pela escola são diversificadas e se materializam com os grupos de leitura.
Os grupos de leitura oferecidos pela escola são: Grupo de Leitores e Contadores de Histórias, Grupo Poetantes, Grupo Monteiro Lobato e Grupo de Contadores de Causo.
Conheça nossos projetos e as participações de cada grupo em eventos de leitura em 2011.

Referências:
FREIRE, Paulo. A escola é.
Disponível em:
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1600 Acesso em setembro de 2011.

CAÑIZO, José Antônio Del. O pintor de lembranças.Editora Projeto, 2007.

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