Clube de Tecnologia

Os produtos tecnológicos que encontramos no nosso dia a dia à venda, a primeira percepção, parecem equipamentos complexos, que demandam conhecimentos aprofundados nas áreas de engenharia ou de computação. Para especialistas são apenas alguns princípios da ciência moderna combinados e desenvolvidos, os quais governam o mundo. Muitos destes princípios fazem parte de experiências fáceis que podem ser realizadas com materiais encontrados na cozinha de nossa casa, em supermercados ou mesmo em sucatas eletrônicas.

O objetivo do Clube de Tecnologia é ajudar os participantes a desvendarem os mistérios que se encontram dentro das “Caixas Pretas” (equipamentos tecnológicos) que se encontram sendo comercializadas. Os participantes estarão aprendendo e desenvolvendo habilidades sobre as tecnologias e aprendendo sobre a ciência.

Desta forma poderão entender a tecnologia que os cerca e compreenderão como a ciência se encontra inserida dentro do seu cotidiano fazendo pequenos experimentos e procurando explicações sobre os mesmos, o que é o traço comum de todos os inventores e pesquisadores de Edison à Einstein. Sendo esta, a principal característica de quase todo o progresso humano, desde a invenção da roda e da lâmpada até o lançamento de foguetes.

Durante cada fase da metodologia, o aluno tira suas próprias conclusões sobre o que isso significa o objeto com o qual está lidando. Ao desmontar ou construir um objeto o aluno reflexiona sobre o seu conhecimento e perguntas surgem sendo necessária a busca de informações. Algumas questões são respondidas outras permanecem, e a busca das respostas, que ocorre na consulta em livros ou em sites de busca é que construirá o conhecimento.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *